Todo cuidado é pouco


 

Quando Bolsonaro foi transferido da cela da Superintendência da PF para a Papudinha – com correspondentes melhorias de condições no local que passou a ocupar -, já começou a pairar no ar um cheiro de prisão domiciliar. O mínimo exigido por seus apoiadores, que continuam a brigar pela anistia geral.

Pois no último sábado fomos surpreendidos com o pedido de Habeas Corpus (HC) protocolado pelo advogado Paulo Emendabili Souza Barros de Carvalhosa, que sequer integra a defesa oficial do ex-presidente.

O advogado solicitava que o Conselho Federal de Medicina (CFM) avaliasse a unidade prisional onde Bolsonaro está agora, para saber se o preso disporia de condições adequadas para atendimento médico contínuo, com equipes de saúde multidisciplinares. Requeria, também, a possibilidade de uma eventual prisão domiciliar.

(Algo que a maioria dos 941.752 presidiários do Brasil, detidos por motivos muito menos relevantes que uma tentativa de derrubar a democracia, poderiam sequer sonhar.)

Nitidamente, a defesa do Inelegível acredita no ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. E, se a equipe titular não dá conta, entram em campo os reservas... 

O fato é que o tal pedido de HC foi encaminhado pelo ministro Alexandre de Moraes para a análise do colega Gilmar Mendes. Tremor nas bases adversárias, todos sabemos o quão controverso é o segundo magistrado.

Isso ocorreu porque Moraes se disse impedido de apreciar o pedido, por ser vice-presidente da Corte, responsável interino pela presidência durante o recesso do Judiciário, que vai até o dia 31 deste mês, e por ser a autoridade responsável pela ação.

Só que, no mesmo sábado, Gilmar negou o HC. O magistrado nem chegou a analisar o mérito do pedido, que negou por “inadmissibilidade da via eleita”. Significa que o meio processual, no caso, foi considerado inadequado. Alegou ainda que sua posição como relator do pedido era excepcional e temporário, justificado pelo recesso do STF.

Por fim, o magistrado ressaltou que o HC foi impetrado por um advogado que não participa da defesa do réu, o que seria viável se houvesse alguma indicação de inércia ou omissão da equipe titular. O que não é o caso.

Ufa, ainda não foi dessa vez. Porém, se baixarmos a guarda, Bolsonaro voltará à liberdade antes mesmo do pleito de 2026.

(Com charge de Aroeira no 247)

Comentários

  1. Luciana Saragiotto
    Eu disse que ele não ia ficar 30 dias preso. Ele vai pra casa e não vai demorar, lamentável. Pior ser humano presidente um dia

    ResponderExcluir
  2. Mindinho Veríssimo
    O bolsonaro nunca dá sossego, um ser humano desprezível.

    ResponderExcluir
  3. Para os Bolsonaro, as leis foram feitas para os outros, não para eles

    ResponderExcluir
  4. Carlos Freitas
    Cansado (e enojado) das manobras que fazem para livrar a cara desse picareta. Se fosse em um outro país talvez tivesse o prêmio do paredão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único consolo é comprar com Trump, que fez a mesma tentativa de golpe que ainda matou cinco pessoas, não só não foi punido como é o presidente dos EUA

      Excluir
  5. Rogerio Silva
    Quando será que essas maricas vão parar dessa frescura toda, desse mimimi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio Silva
      Vamos ter que aguentar esse choro e mimimi até 2052? Deus me livre!

      Excluir
  6. Flavio Rodrigues
    Lugar de golpista é na cadeia!

    ResponderExcluir
  7. Carlos Minc
    😟😟🫩🫩🤔🤔
    🌏🌻💃🏿💪🏾🙏🏼🦋🌴🪂

    ResponderExcluir
  8. Jorge Lúcio de Carvalho Pinto
    Esse pessoal realmente torra o saco. E esse aqui tem que deixar de ser o país do recurso jurídico por qualquer motivo irrelevante do ponto de vista jurídico. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses. Deixem ele cumprir sua pena

    ResponderExcluir
  9. Leonardo Lazarte
    Celina Côrtes mas lá é uma democracia... aliás, a maior do ocidente, como martelava até recentemente a imprensa "ocidental" (contém ironia, para os mais desavisados).

    ResponderExcluir
  10. Virginie De Carvalho Fett
    É só fazer um movimento pra isonomia de condições, com os outros milhares de presos, que essa baderna termina.

    ResponderExcluir
  11. Sueli Munhoz
    Será que essa famiglia de gente chata, fingida, mentirosa e cabulosa vai vencer pelo cansaço?

    ResponderExcluir
  12. 982 membro anônimo
    Estão tentando tudo. Mas não vai passar. Estamos de olhos bem abertos.

    ResponderExcluir
  13. Valéria Pinto
    Saco cheio deste seriado que não tem fim.....

    ResponderExcluir
  14. Dalva Menegussi
    Acho que a maioria do povo brasileiro está de saco cheio com tanto mimimi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trump é o Hitler do século 21

Gonet confraterniza com bolsonaristas

Lá vem o Plebiscito Popular Nacional